Teve início neste final de semana (14/15) o Curso “Realidade Brasileira” – Turma Berta Cáceres, na Universidade Federal do ABC, campus Santo André.

O grupo de estudos é formado por sindicalistas, agentes sociais e movimentos populares, que durante um ano e meio , vão refletir grandes pensadores brasileiros e internacionais (de esquerda).

O curso é promovido pela Coordenação Político-Pedagógica (CPP), com a organização dos grupos: Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; Consulta Popular; MST, MPA; SINPRO ABC; SMABC; SINDISERV SBC; MSTL/CMP; Sindicato dos Bancários do ABC; SINDISERV -Santo André; UNISOL e  UFABC.

O primeiro encontro teve a participação de 120 pessoas e a aula inaugural foi ministrada por Marcelo Buzetto do MST; professor da Fundação Santo André e diretor do SINPRO ABC, que falou sobre a obra de Karl Marx, entre outros pensadores de esquerda.

Objetivos gerais e específicos do curso:

• Estudar a realidade sócio-histórica (econômica, política, cultural) do Brasil, utilizando como guia os principais pensadores brasileiros e suas obras.
  • Elevar o nível sócio-cultural e intelectual dos educadores(as) e educandos(as) participantes  do curso.
  • Socializar conhecimentos e experiências entre todos(as) e entre os diferentes Movimentos e Entidades participantes.
  • Participar da produção de novos saberes adaptados à realidade atual, numa perspectiva de transformação da mesma.
  • Aprofundar a reflexão sobre a realidade brasileira no contexto da globalização da economia e contribuir na construção de um Projeto Popular para o Brasil.
  • Capacitar militantes para a atividade de formação, trabalho de base e organização do povo, da classe trabalhadora.
  • Envolver os militantes sociais nas campanhas regionais, nacionais e continentais, inclusive com ações de Agitação e Propaganda, estimulando permanentemente as lutas de massas e a organização dos trabalhadores.
  • Atuar no campo da cultura, valorizar e resgatar as raízes culturais como forma de resistência frente à massificação e homogeneização a que tende o mundo de hoje.
  • Contemplar a questão de gênero e a diversidade das lutas sociais do Brasil.

De acordo com o professor Thiago Boin, diretor do SINPRO ABC, “teremos aulas expositivas e também momentos de debate nas brigadas. Esse método busca otimizar a fala do educador (a), atingindo muitas pessoas ao mesmo tempo, e propiciar a noção de que somos muitos e, por isso, temos força”, afirma. Segundo ele, “os momentos das discussões em brigadas têm o papel fundamental de permitir que os educandos (as) troquem impressões, esclareçam dúvidas entre si e, coletivamente, pensem questões relevantes sobre o tema apresentado e a obra lida anteriormente”.

O curso é organizado por módulo mensal; a cada mês haverá uma indicação bibliográfica, que poderá ser de um livro específico, ou textos, do pensador ou dos pensadores que serão debatidos no mês seguinte.

Duração:

Módulo I (2016) - 8 meses de aulas expositivas, plenárias e debates: Maio a dezembro de 2016 (exceto outubro).

Módulo II (2017) - 8 meses de aulas expositivas, plenárias e debates: Março a Outubro de 2017

Periodicidade:  Um final de semana por mês.

Sábados –  das 9:00 às 18:00 horas e das 19 às 22:00 horas.

Domingos – das 9:00 às 18:00 horas.