SINPRO ABC participa da manifestação de mulheres na Paulista

A direção do Sindicato dos Professores do ABC participou no final da tarde desta terça-feira (08) da manifestação de mulheres realizada na avenida Paulista. O ato marcou o início de vários outros que acontecerão pelo País.

A manifestação foi organizada por cerca de 70 entidades entre movimentos populares, sindical e social e reuniu milhares de pessoas no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo) com bandeiras e camisetas na cor lilás. Os participantes pediam a legalização do aborto, o fim da violência contra as mulheres, a defesa da democracia e do Estado de direito e contra a reforma da Previdência.

De acordo com José Jorge Maggio, presidente do SINPRO ABC, a manifestação foi um sucesso, “devido a grande participação de mulheres e homens que juntos buscam melhorar a qualidade de vida do povo, de modo particular das mulheres, que apesar dos avanços, ainda têm muitas conquistas pela frente, como a equiparação salarial, mais cargos de chefia nas escolas e empresas e a jornada de trabalho que, sem dúvida nenhuma, é mais pesada que a dos homens”.

Além da questão econômica, as mulheres lembraram a atuação de alguns políticos no Congresso Nacional, onde deputados que não representam o povo e sim segmentos elitistas financeiros, trabalham no retrocesso de conquistas sociais. Os deputados Eduardo Cunha, Jair Bolsonaro e Marco Feliciano foram muito criticados.

No início da noite os manifestantes se dividiram em passeatas e seguiram em direção à Praça da República, no Centro, e Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da cidade.

Mulheres se manifestaram pelo Brasil

Em Vitória, no Espírito Santo, as mulheres pediram igualdade com os homens dizendo que “lugar de mulher é onde ela quiser”.

Em Alagoas as mulheres protestaram contra a violência doméstica e machista.

Já em Mariana, Minas Gerais, as trabalhadoras realizaram manifestação contra os crimes ambientais, lembrando o caso das mineradoras Samarco e Vale.

As mulheres do MST (Movimento Sem Terra) também fizeram manifestações por todo o País em defesa da alimentação saudável e contra o agronegócio.