SINPRO ABC repudia o golpe e reafirma luta pela democracia

O Sindicato dos Professores do ABC, assim como milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, vem a público registrar sua indignação e repúdio contra a atuação da Polícia Federal e da Mídia na 24ª fase da operação Lava Jato, denominada “Aletheia” - expressão grega que significa busca da verdade. Nesta sexta-feira (04) o Brasil foi surpreendido com a atuação da PF, muito utilizada no período da ditadura militar, quando o ex-presidente Lula em mandado de condução coercitiva - aquele que age legitimamente com o uso da força para a aplicação do ordenamento jurídico- foi levado do apartamento dele em São Bernardo do Campo para depor no processo da Lava Jato.

A ação ocorreu um dia depois que a revista “Isto É” publicou o vazamento da suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), afirmando que Lula mandou comprar o silêncio de Nestor Cerveró e de outras testemunhas para prejudicar as investigações da operação Lava Jato.

O SINPRO ABC está indignado com a armação do juiz Sérgio Moro e dos veículos de comunicação, já que a grande imprensa no País, com informações privilegiadas e antecipadas, conduziu o maior espetáculo jurídico-midiático já produzido pelas elites que buscam paralisar o governo da presidenta Dilma e afastar definitivamente o ex-presidente Lula das eleições 2018.

Lembramos que o governo Lula tirou o Brasil da situação de extrema pobreza vivida por dezenas de anos de governos anteriores. Ressaltamos ainda que o ex-presidente está sendo vítima de um golpe daqueles que não aceitaram o resultado das urnas em 2014 e até hoje criam motivos e implantam fatos para convencer o povo brasileiro que o governo é unilateralmente corrupto e culpado, mesmo sem apresentar provas.

O golpe orquestrado pela direita chega ao seu auge, pois o modo com que a operação foi conduzida pela PF viola o estado democrático de direito e isso é inaceitável. Se a intenção da justiça era ouvir o ex-presidente Lula, bastava que ele fosse notificado a depor, sem criar esse espetáculo midiático.

Hoje foi o ex-presidente Lula, amanhã podem ser as Centrais Sindicais, depois os sindicatos e assim corremos o risco de retroceder no processo de abertura política conquistado pelos trabalhadores e trabalhadoras deste País.

Por esse motivo, o Sindicato dos Professores do ABC convoca a categoria e a população brasileira a reagir em defesa da democracia e do estado de direito, reafirmando : não compactuamos com o golpe!

Direção SINRPO ABC