SINPRO ABC e prefeito Grana mantém negociação sobre Fundação Santo André

A convite do prefeito de Santo André, Carlos Grana, representantes do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino do ABC (SINPRO-ABC), da reitoria da Fundação Santo André, além de professores e alunos da Fundação debateram, na quarta-feira (02), no Salão Burle Marx, no Paço Municipal, os problemas da Fundação Santo André.

O prefeito reiterou o esforço que vem fazendo, pessoalmente, para encontrar soluções para esses problemas e afirmou que retornará à Brasília para dar continuidade às negociações sobre o PROIES(Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior).

Grana e a reitoria da FSA estiveram em Brasília nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro e realizaram uma série de reuniões nos ministérios da Fazenda, da Educação, além de Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais e Caixa Econômica Federal para encontrar novas formas de financiamento, de modo que a Fundação consiga a Certidão Negativa de Débitos(CND), sem a qual não conseguirá firmar novos convênios.

Questionado sobre suposta dívida de subvenção que a Prefeitura teria com a Fundação Santo André, o prefeito reiterou que, de acordo com o Artigo 11 da Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação, há um impedimento de ser fazer repasses de recursos do Tesouro, uma vez que o município está obrigado a, primeiro, dar conta da educação infantil e fundamental.

A direção do SINPRO ABC ficou satisfeita com o resultado do encontro e com as providências que estão sendo tomadas pelo prefeito Grana, no entanto, os sindicalistas afirmaram que não vão admitir nenhum direito a menos para os professores e professoras da Fundação Santo André e continuarão negociando com o prefeito soluções para que a Instituição saia da crise financeira.

Um canal direto de negociação entre o SINPRO ABC e o prefeito foi aberto e novos encontros e entendimentos deverão acontecer nos próximos dias.


Mais Lidas