A decisão foi tomada em uma assembleia convocada pelo SINPRO ABC (Sindicato dos professores do ABC) por conta do atraso no pagamento de agosto, que deveria ter sido efetuado até o quinto dia útil de setembro. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (1/10), no auditório do Colégio da Fundação e reuniu cerca de 150 professores (50% dos docentes da Instituição) e alunos. A assembleia, que foi coordenada pelo presidente do SINPRO, José Jorge Maggio e pelos diretores Aloísio Alves da Silva e Roberto Yamaçake, deliberou ainda que na próxima terça-feira (6/10) aconteça uma reunião de negociação entre o SINPRO ABC, professores, representantes do sindicato dos funcionários e reitoria para um possível acordo. O encontro será realizado no dia em que deve ser pago o salário de setembro, às 18h no auditório do Colégio da Fundação.
Na assembleia, os professores discutiram sobre uma possível greve, para chamar a atenção da direção e da comunidade sobre o problema que já é recorrente, mas foi descartada. Neste ano a entidade atrasou o pagamento de março, abril e junho, além de ter parcelado o vencimento das férias (julho), alegando problemas de caixa. De acordo com o presidente do SINPRO ABC, José Jorge Maggio, “o sindicato teve que intervir diversas vezes negociando com a Fundação para que os salários fossem pagos integralmente, sem prejuízos maiores para os professores”. Segundo ele, o SINPRO ABC entrou com um processo na justiça para que a Fundação Santo André, fosse penalizada, por conta do descumprimento das leis trabalhistas e “a sentença já foi vitoriosa em primeira instância para a categoria, sendo a Fundação Santo André multada pelo atraso nos pagamentos”.

Próxima Reunião:
Dia: 06/10
Local: Auditório do Colégio da Fundação Santo André
Participam: SINPRO ABC, professores, reitoria, funcionários e sindicato dos funcionários.

Jornalista: Sérgio Corrêa – mtb 19065
Telefones para contato: José Jorge Maggio (presidente SINPRO ABC): 974.976.289 e 4994.0700.