O Sarau da Consciência Negra da CUT São Paulo é nesta sexta-feira (13), a partir das 19h, na sede da entidade, à Rua Caetano Pinto n° 575, bairro do Brás, centro paulistano.

Serão mais de 60 artistas se revezando no palco com poesia, teatro, dança e música no evento que marca a abertura do Mês da Consciência Negra na Central. A participação no sarau é aberta ao público, mas para as apresentações foram realizadas inscrições prévias, encerradas no último dia 8.

Segundo presidente da CUT/SP, Douglas Izzo, a ideia é tornar a realização do sarau uma ação permanente e ampliada para as 18 subsedes da Central, além da capital, fazendo da cultura um meio de diálogo entre a CUT e os trabalhadores e trabalhadoras.

“A realização do sarau e o fomento à cultura no interior da Central aproximam ainda mais a CUT dos trabalhadores, dos movimentos populares de cultura e faz um diálogo com a base por meio de suas produções culturais”, pontua.

Cultura e reflexão – As intervenções artísticas prometem uma diversidade de estilos – improvisos, poesias autorais, música popular brasileira, rap e rock, com temáticas variadas e também étnico-raciais.

Entre as apresentações relacionadas ao Mês da Consciência Negra estão Carolina Maria de Jesus, dramatização de textos abordando a questão da mulher negra e seu universo a partir da obra da doméstica mineira e autora de mesmo nome, falecida em 1977, que escreveu livros traduzidos para quase 20 idiomas, como Quarto de despejo – Diário de uma favelada e Casa de Alvenaria.

A apresentação será feita pelo grupo teatral do Sindsep-SP (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo), explica Mauro Schames, diretor do grupo, que há cerca de cinco meses acompanha o processo de criação do espetáculo teatral.

“As cenas são um apanhado das principais passagens de alguns dos livros da Carolina Maria de Jesus, tratando a questão do negro, da mulher, da mãe solteira, da miséria. De fundo, temos ainda a história do Brasil e as dificuldades encontradas no período de transição das migrações do campo para a cidade”, explica Schames.

Já o Núcleo Teatral Opereta apresentará cenas da Opereta canta Zumbi, uma releitura de Arena canta Zumbi, musical de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, encenado em 1965, que, ao mesmo tempo, destacava a luta quilombola de Palmares e fazia crítica à ditadura militar então vigente no país.

“O musical foca a resistência do povo negro e também é um texto importante para o teatro brasileiro”, explica Camila Rafael de Souza, uma das atrizes que compõem o elenco da opereta.

SERVIÇO

Sarau da Consciência Negra da CUT São Paulo

Dia/hora: 13 de novembro, a partir das 19h

Local: Sede da CUT São Paulo

Rua Caetano Pinto nº 575 – Brás – São Paulo – SP

Informações: (11) 3330-2065

 


Mais Lidas