Vitória! O SESI recuou, mas ainda é insuficiente

Em carta, o SESI-SP comunicou o recuo em duas das decisões anunciadas no mês de outubro: o fechamento de classes do 1º ano do Fundamental nas unidades externas e o fim das vagas de cursos técnicos, no ensino articulado SESI/SENAI, oferecidas aos alunos do nível médio. O comunicado divulgado nesta terça (3/11) foi assinado pelo diretor de Educação e Cultura do SESI-SP, Fernando Antonio Carvalho de Souza.

Esse recuo ocorre num momento em que aumenta a pressão dos sindicatos e dos professores contra os cortes, o fechamento de classes e a demissão de professores no SESI e no SENAI. Na próxima sexta-feira (06/11), às 14h, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, convocada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL-SP), vai debater o desmonte na Educação do Sistema S.

A decisão de manter as vagas nas unidades externas e nos cursos técnicos são, contudo, insuficientes. O fim da escola de tempo integral no Fundamental II (do 6º ao 9º ano), se mantido, trará consequências perversas para toda a comunidade, professores e pais. Também pesam contra o SESI e o SENAI denúncias do autoritarismo na atribuição de aulas e da pressão sobre os professores diante da ameaça de demissão em massa, decorrente do fechamento de vagas e da reestruturação curricular.

Portanto, é muito importante o comparecimento maciço de todos na audiência pública desta sexta-feira. Também é necessário que professores continuem a demonstrar o descontentamento diante da situação, que se reúnam e conversem nas escolas e que acompanhem as ações dos sindicatos.

Nenhuma aula a menos, nenhum professor demitido e nenhum aluno sem escola!