CUT alerta sobre números na pesquisa que soma mais de um milhão de votos

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo está acompanhando com apreensão o desenvolvimento de uma enquete promovida pelo portal do Universo Online (UOL) na internet intitulada “O que você acha da reorganização da rede estadual de SP proposta pela Secretaria de Educação?”.

Consideramos que esse tipo de enquete, embora sem valor estatístico, é importante para a aferição de tendências de opinião entre a população. Entretanto, nossa apreensão decorre do fato de que o número de votantes na enquete vem aumentando ininterruptamente desde o seu início, no dia 15 de outubro, tendo crescido de ritmo nas últimas horas, chegando ao impressionante número de 1.118.874 votos participantes no momento em que esta nota está sendo redigida.

Mesmo considerando o alto interesse da população no tema abordado, causam-nos muita estranheza esses números, ainda mais por termos notado que a aceleração na votação se deu a partir do momento em que a opção contra a proposta do governo estadual estava disparada na frente, com 82% das preferências, na noite de sexta-feira, 16/10, quando havia pouco mais de 30 mil votantes.

Considerando que raramente as enquetes anteriormente promovidas pelo UOL ultrapassaram o número de 14 mil participantes, temos razões para acreditar que pode haver algum tipo de manipulação nesse processo.

Douglas Martins Izzo
Presidente da CUT/SP

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Mais Lidas