O reitor do Centro Universitário Fundação Santo André, José Amilton de Souza, renunciou ao cargo na manhã desta terça-feira (11/08), em uma reunião do Condir (Conselho Diretor). O posto foi assumido pelo professor em abril de 2014.

Dentre os motivos especulados para a renúncia está a crise financeira da instituição. Apesar disso, o reitor alegou motivos pessoais e há relatos de que ele passou por problemas de saúde recentemente.

A partir desta terça, a reitoria tem 90 dias para a eleição de um novo representante. A vice-reitora, Leila Modanez, fica responsável pelo cargo durante esse período. “As atividades continuam normalmente, cumprindo agenda já prevista”, garantiu.

ACORDO

Devido à crise, os professores temem que a mudança anule o acordo salarial firmado. Uma carta enviada pela instituição a funcionários administrativos informa sobre atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido pagos na última quinta-feira (06/08).

Já os professores receberam metade do salário de junho nesta segunda-feira (10/08). Um acordo firmado com a reitoria definiu que o restante seria pago até o final deste mês.

“Não vamos acreditar em promessas mirabolantes dos candidatos, vamos ouvir o que têm a dizer sobre a situação de crise e como vão resolver esses problemas”, disse o professor José Carlos Oliveira Costa, membro do Sinpro ABC, sindicato da categoria.

A Fundação Santo André garantiu que o acordo firmado com o sindicato será mantido. Já os funcionários administrativos serão pagos assim que houver caixa na instituição, conforme afirmou a pró-reitora de administração e planejamento, Verenice Abdulmacih. Os desligamentos dos 22 funcionários demitidos no último mês foram revogados pelo reitor antes da renúncia do cargo.

DÍVIDA

A dívida mensal atual da FSA é de cerca de R$ 5 milhões de encargos tributários, após negociação e financiamento, enquanto o arrecadamento médio vindo da graduação é de R$ 4,5 milhões, mais os variáveis de outras áreas.

“A situação da instituição é sustentável, mas houve mudanças preocupantes no próprio cenário econômico do País que contribuíram para a crise”, contou Verenice.

Reportagem e foto: ABCD Maior