O diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), avalia que o sindicalismo deve fazer um esforço unitário a fim de agregar as forças mais avançadas da sociedade em favor do desenvolvimento e dos direitos sociais.

“Ao movimento sindical está legado o papel de constituir uma frente, junto aos setores mais progressistas, para denunciar as ofensivas conservadoras e de base neoliberal que se materializam nos ataques ao Estado Democrático de Direito e às conquistas sociais”, declarou o jornalista à Agência Sindical.

Ele alerta que o conservadorismo quer se aproveitar da crise política para golpear conquistas fundamentais, que constituem a base da democracia.

Segundo Toninho, está em curso no País "um ataque à democracia e aos direitos constituídos democraticamente”. “Crescem as investidas de golpe para destituir governantes democraticamente eleitos. Isso se radicaliza, inclusive, em atos fascistas, como o ataque contra o Instituto Lula, na semana passada”, observa.

A entrevista faz parte da proposta da Agência de mobilizar o campo progressista em ações dentro do tema “Sindicalismo e Democracia”. Além das iniciativas em nossa rede de comunicação, nosso objetivo é estimular as entidades e lideranças do sindicalismo que façam um empenho de valorizar a importância da questão democrática.

Com o intuito de rechaçar a ofensiva golpista, a Agência Sindical está fazendo um chamamento ao sindicalismo que use seus materiais de divulgação para valorizar a relação entre democracia, sindicalismo e ganho para os trabalhadores.