O Santo da Mantiqueira -

Localizada na Serra da Mantiqueira, Santo Antonio do Pinhal é uma cidade muito visitada na temporada de inverno, por turistas que procuram um lugar para entrar em contato com as montanhas e a natureza. A região tem fácil acesso, com parte do município localizado em São Paulo e outra parte em Minas Gerais.

Situada a 180 km da capital paulista a cidade faz divisa com a famosa “Campos do Jordão” (16km) com opções de estadias bem mais baratas.

Santo Antonio do Pinhal dispõe de muitas atrações de ecoturismo em suas belezas naturais, montanhas cobertas por araucárias e cachoeiras, como o Pico Agudo, a Cachoeira do Lageado e as fontes de água mineral.

Além da natureza o município oferece diversas opções para os amantes da boa culinária, os destaques ficam por conta dos pratos a base de truta e pinhão, e a comida caipira feita no fogão à lenha. Durante todo o ano, a prefeitura do município organiza festas religiosas e gastronômicas, como o Festival da Truta e a Festa do Pinhão

As casas de artesanato da região também chamam a atenção dos visitantes. Os ateliês vendem peças de decoração, móveis e objetos. Outros destaques entre os produtos artesanais fabricados em Santo Antonio do Pinhal são as cachaças, licores e queijos de cabra.

Roteiros Especiais para curtir a cidade e conhecer todo o município

- ESTAÇÃO EUGENIO LEFÉVRE: Mirante de Nossa Sra. Auxiliadora com vista para o Vale do Paraíba. Loja de artesanatos, produtos do mel e o famoso bolinho de bacalhau.

- ECCO PARQUE JARDIM DOS PINHAIS: Primeiro parque de jardins temáticos do Brasil, que tem a natureza como sua atração principal.

- MIRANTE DO CRUZEIRO: Local com vista panorâmica da cidade.

- FAZENDA ÁGUA DA CAPOEIRA: Restaurante com gastronomia regional. Fazenda de fruticultura com passeios pelos pomares e colheita de fruta da época.

- CACHOEIRA DO LAJEADO: Queda d’água e poço para banho. Taxa de visitação.

- IGREJA DE SÃO BENEDITO: Construída na década de 40. Por sua posição privilegiada pode ser vista de vários pontos da cidade.

- PICO AGUDO: Considerado por muitos pilotos como um dos melhores pontos para voo livre do Brasil, com visão de 360º, avistando desde a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, até o Vale do Paraíba. Altitude de 1.700m.

 

 TRILHAS

Trilha da Cambraia: nível médio de dificuldade e de beleza exuberante. Do seu ponto mais alto se avista o Pico Agudo. Saindo do centro da cidade, inicie a caminhada pela Estrada do Barreiro. Extensão do centro da cidade: 8km

Trilha do Matão: nível fácil, um passeio tranquilo em uma área preservada por dentro da mata, onde se pode apreciar um pouco da flora, e com facilidade, alguns representantes da fauna, principalmente os pássaros de Santo Antônio do Pinhal. Extensão da trilha: 3km

Trilha do Tropeiro: nível médio. É um caminho muito usado pelos peregrinos para a cidade de Aparecida. O nome “Trilha do Tropeiro” já é histórico. A trilha tem início a partir da SP-50, km 160,8, no Bairro dos Mouras, um lugar muito bonito, com a caminhada em estrada de terra. Ponto mais alto: 1.900m acima do nível do mar. Distância da Trilha: 3km

Trilha do Zigue-Zague: nível difícil. Inicia-se perto de Campos do Jordão, na SP 123, km 44. Nessa trilha, você pode apreciar a bela vista dos vales e montanhas da Serra da Mantiqueira. É considerada difícil pela sua extensão de 7,7km, porém a caminhada é compensadora, porque ao seu término, você verá a maravilhosa Cachoeira do Lageado, um dos pontos turísticos mais visitados de Santo Antônio do Pinhal, e com a possibilidade de um bom banho de água extremamente gelada. Ponto mais alto: 1.659m acima do nível do mar. Extensão: 7,7km da SP 123 até a Cachoeira do Lageado e 13,7km até o centro de Santo Antônio do Pinhal.

Como chegar?

Rodovia Airton Senna ou Presidente Dutra; Carvalho Pinto e Floriano Rodrigues Pinheiro


Mais Lidas