O Sindicato dos professores do ABC doou nesta sexta-feira (26) cestas básicas aos trabalhadores demitidos da Mercedes que estão acampados no corredor ABD, próximos a empresa.

O acampamento está montado no local há 19 dias, uma semana depois que os 500 trabalhadores foram dispensados pela empresa. Deste total, 200 aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) e outros 300 não tiveram alternativa.

A empresa começou a reestruturação na fábrica em 2013. De acordo com o Sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo, até o momento mil e 800 funcionários foram demitidos.

Os trabalhadores que compõem o acampamento estão em vigília 24 horas num revezamento de três turnos: diurno, vespertino e noturno. A estrutura está sendo mantida pelo sindicato da categoria, com apoio de outros sindicatos da região, caso do SINPRO ABC.

Segundo José Jorge Maggio, presidente do Sindicato dos Professores do ABC, é muito importante a doação dos alimentos, já que os companheiros metalúrgicos estão enfrentando um momento difícil e precisam do apoio da classe trabalhadora, seja ela de qual categoria for.

“O País passa por um momento difícil e precisamos nos unir para evitar mais demissões e crescimento do endividamento social”, afirma Maggio.

As cestas básicas doadas são utilizadas no acampamento e também distribuídas às famílias dos empregados demitidos.

De acordo com Arlindo Olávio Batista, membro da comissão de fábrica da Mercedes e diretor do sindicato dos metalúrgicos o acampamento ficará montado no local até que as demissões sejam revertidas pela empresa.

Até o momento já ocorreram duas rodadas de negociação. Um novo encontro está marcado para esta sexta-feira (26) entre o Sindicato dos Metalúrgicos erepresentantes da Mercedes.

WEB  WEB4

WEB2   WEB3