Revista  O PROFESSOR, edição 20

SINPRO ABC lança a 20ª edição da revista “O Professor” com destaque para “Maioridade Penal”

A edição de junho da revista “O Professor”, do sindicato dos professores do ABC, chama a atenção da categoria para uma questão que vem sendo amplamente divulgada pela mídia: a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Federal aprovou, em março, a admissibilidade da PEC 171/93, que trata sobre o assunto.
De lá para cá, conferimos nos meios de comunicação e nas redes sociais, calorosos debates contrários e muito mais “favoráveis” à redução. A sociedade cansada de tanta violência, sem impunidade, acredita veemente que punindo os jovens, vai melhorar a sensação de segurança e bem estar.
Mas será que somente a punição aos jovens diminui a violência no País?
Dados do Ministério da Justiça mostram que menos de 1% dos crimes praticados no Brasil são cometidos por menores de 16 a 18 anos. Se considerados apenas homicídios e tentativas de homicídio, o percentual cai para 0,5%.
Desta forma, temos que ampliar o debate e esclarecer à categoria que a violência passa por questões econômicas e sociais, além da ausência de vários fatores, entre eles, políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino no País, incentivando e motivando o jovem a frequentar a escola.
O SINPRO ABC é contrário à redução da maioridade penal. Cadeia não resolve, escola sim!
Com o objetivo de fomentar o debate, a revista “O professor” traz nesta edição (20) uma entrevista especial com o Promotor da Vara da Infância e Juventude de Praia Grande, litoral paulista, Dr. Carlos Cabral Cabrera e uma reportagem com o deputado Luiz Couto (PT-PB) relator da Comissão de Constituição e Justiça que avaliou a PEC 171/93 (redução da maioridade penal) na Câmara Federal.
Esperamos com esse material elucidar dúvidas e contribuir no crescimento pessoal e profissional de professores e alunos com ênfase em nossa responsabilidade social.
Também nesta edição da revista “O Professor”, você vai conferir uma reportagem com Madalena Guasco Peixoto, coordenadora geral da CONTEE, sobre as discussões para a mudança da grade curricular do ensino médio no País.
Na editoria de economia você pode conferir no artigo “A Economia do Ajuste – copo meio cheio ou meio vazio?” uma radiografia do plano de ajustes do governo Dilma, além da “nova guerra do Petróleo”, entre outros assuntos.
Para que o (a) professor (a) possa aproveitar as férias de julho temos duas dicas de turismo: São Sebastião bonita o ano todo e o Santo da Mantiqueira (Santo Antônio do Pinhal).

Acesse o link: http://www.youblisher.com/p/1160741-Revista-O-PROFESSOR-edicao-20/

Boa Leitura!