As Centrais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central, CSB, UGT e a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) estiveram reunidas com a presidenta Dilma Rousseff, para tratar das políticas de emprego e renda.

No encontro, a presidente defendeu que a regulamentação da terceirização precisa manter a diferença “entre atividade-fim e atividade-meio nos mais diversos ramos da atividade econômica”. Para a presidente, é preciso aprovar uma legislação que não precarize o trabalho.

“É urgente e necessário regulamentar o trabalho terceirizado para que milhões de trabalhadores tenham proteção no emprego e garantia de salário digno, também é importante para os empresários porque significa segurança para eles, uma legislação clara sobre terceirização”.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que a declaração de Dilma é um reforço à mobilização pela revogação do PL 4.330 pelo Senado. “Ela fortalece a nossa luta para reverter essa tragédia que a Câmara lançou sobre a classe trabalhadora e a sociedade”, afirma.

Para Adilson Araújo, presidente da CTB, a fala de Dilma sobre terceirização “representou um avanço” do governo. “Avaliamos que o governo vai dando sinai s de retomar aquilo que tinha pautado no debate eleitoral”, ressalta.

Fórum

Dilma anunciou a criação do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência, formado por representantes de Centrais, empresários, aposentados e governo, com a meta de apresentar uma proposta à sociedade no prazo de seis meses.