O Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO ABC), representado por sua diretoria e companheiros e companheiras da nossa base, participaram nessa última quarta-feira, dia 15 de abril, na cidade de São Paulo, da paralisação nacional contra o Projeto de Lei (PL) 4330/2004, responsável por regulamentar atividades de terceirização no País. A concentração, que foi um dia determinante para intensificar as ações coletivas, iniciou às 15h na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e lá, os trabalhadores e militantes aguardaram outros manifestantes que saíram do Largo da Batata.

Ao longo do dia, ocorreram também protestos na Rodovia Anchieta, interditada no Km 21 e 24, sentido litoral. Na pista expressa da Anhanguera – que liga a capital ao interior – a concentração ocorreu no Km 19. Já na Via Dutra – responsável por ligar São Paulo ao Rio de Janeiro –, o tráfego ficou bloqueado na cidade de Guarulhos. Milhares de manifestantes estiveram presentes nas mobilizações.
Não podemos permitir, o momento é de alerta: Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o texto base do PL 4330, que amplia a terceirização para todas as atividades da empresa, inclusive a atividade principal em que atua, foi aprovado pela maioria dos deputados e deve seguir para apreciação no Senado. Diga não! Com esse projeto, o trabalhador direto poderá ser demitido para dar lugar a um terceirizado, e assim, aceitar a diminuição de salários, direitos trabalhistas e aumento na jornada de trabalho. Um trabalhador terceirizado ganha, em média, 30% a menos, sem direto a plano de saúde, corre maior risco de acidente de trabalho e diz adeus a outros benefícios já conquistados pelo trabalhador direto.
Professores e Professoras, juntos somos mais fortes! Participe de luta. Não cruze os braços. Diga não à precarização. Junte-se às nossas mobilizações em defesa da classe trabalhadora, pois só assim poderemos derrubar o PL 4330.

Rede SESI

Professores e professores da unidade 166, de Santo André, atrasaram a primeira aula, do período vespertino, para discutir o PL 4330 e aproveitaram os movimentos ocorridos durante o dia para debater com os alunos do Ensino Médio. Todos se manifestaram contrários ao projeto e entenderam a necessidade de se manter mobilizados.
Já os da unidade 416, de São Bernardo do Campo, fizeram paralisação total e dispensaram os alunos. Para que também pudessem manifestar na Avenida Paulista, juntamente com o SINPRO ABC.