Movimentos apontam reforma política como caminho contra a corrupção no país

A mudança do sistema político brasileiro é tema antigo na luta dos movimentos sindical e social para garantir mais democracia no país. Para que isso ocorra, existem muitas propostas no Congresso Nacional, mas a que dialoga com a classe trabalhadora é a da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Essa certeza estava dada desde 2013 e, no ano passado, quase oito milhões de votos a favor da reforma do sistema político impulsionaram a luta. Mas, em 2015, o cenário mudou com a entrada do então presidente eleito para a Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que apresenta uma alternativa chamada pelos movimentos de “contrarreforma política”. É para discutir essa questão e a campanha do plebiscito constituinte que organizações se reúnem em plenária estadual neste sábado (28), na capital, das 9h às 17h, na sede da Apeoesp.

Para o secretário de Políticas Sociais da CUT São Paulo, João Batista Gomes, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/2013, trazida à tona por Eduardo Cunha, é um golpe contra a democracia. “Não aceitamos uma medida que queira perpetuar o financiamento empresarial de campanha eleitoral, que em nada combate a corrupção. Uma verdadeira reforma política precisa ter a participação efetiva do povo brasileiro”.

Os movimentos, dentre os quais a CUT, afirmam que, contra a corrupção no Brasil, uma nova assembleia constituinte é o caminho para mudanças. Ela permitirá que representantes eleitos/as pelo povo debatam temas e regras para modificar a estrutura do atual sistema político.

PROGRAMAÇÃO

9h às 12h – Debate "A contrarreforma política do Congresso é retrocesso! Abaixo a PEC352, Plebiscito Constituinte já!".

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 17h30 – Organização da Campanha pela Constituinte no Estado de São Paulo.

Plenária Estadual do Plebiscito Constituinte em São Paulo

Dia: 28 de fevereiro de 2015 (sábado), das 9h às 17h30.

Local: Praça da República nº 282, na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).