Até o final de Abril o ministro Cid Gomes deve lançar um plano completo para reformular a Educação no País. Apontando para o slogan “Brasil pátria educadora” apresentado pela presidenta Dilma no dia de sua posse (01/01), o novo ministro diz que “lei é lei, tem que ser cumprida”, referindo-se as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) sancionado em Junho de 2014.

Na opinião do ministro, o significado do lema, é que a educação não será somente preocupação do seu ministério, mas um conjunto de desenvolvimento de valores éticos, morais e profissionais sendo dever e compromisso de todas as áreas do governo.

Cid Gomes têm grandes desafios pela frente já que a educação no País é alvo de inúmeras críticas de políticos, população e principalmente profissionais da área que avaliam a qualidade do ensino sob o viés de baixos salários pagos aos professores.

Outro ponto que pesa muito na balança educacional é a grade curricular do ensino médio que muitas vezes peca no conteúdo das disciplinas e não atrai os jovens para a escola fazendo com que muitos abandonem os estudos.

O ministro também tem que se mostrar um hábil negociador, já que o ensino fundamental é de responsabilidade dos estados e prefeituras de diversos partidos. Por esse motivo o diálogo se torna uma ferramenta fundamental. Cid Gomes defende também que seja feita a Lei de Responsabilidade Educacional, para regular o Plano Nacional de Educação e estabelecer responsabilidades federais, estaduais e municipais.

Outro ponto defendido pelo ex-prefeito de Sobral e ex-governador do Ceará é o aperfeiçoamento dos mecanismos de avaliação, além da ideia de criar o Enem on­line; e a transformação em programas efetivos do slogan "Brasil, pátria educadora.


Mais Lidas