Negociações começam com discussão de cláusulas sociais

As negociações intersindicais começaram esta semana. Nesta quarta-feira (11/2), Fepesp e sindicatos reuniram-se com o Semesp , sindicato patronal do ensino superior e no dia 13/2, sexta-feira, haverá a primeira rodada com o Sesi e o Senai. Nos dois casos, as regras estabelecidas preveem uma primeira fase de negociação, limitada a cláusulas sociais preexistentes.

Ensino superior

Na reunião com o Semesp do dia 11, foi discutida apenas a Convenção Coletiva dos professores. Das 58 cláusulas existentes, concluiu-se que 37 podem ser renovadas sem alteração. Neste grupo estão horas extras, janelas, férias coletivas, licença sem remuneração, garantia do recesso quando o professor pede demissão no final do ano, adicional noturno de 25%, duração da hora-aula, desconto de faltas etc.

A comissão também concordou em modificar a redação de algumas cláusulas para ajustar –se a mudanças legais ou resolver divergências de interpretação. Por exemplo, licença por adoção estendida também a homens, indenização na demissão sem justa causa e prazo no pagamento das verbas rescisórias.

Os sindicatos recusaram algumas propostas apresentadas pelo Semesp. Entre elas, uma que restringia a apresentação de atestados médicos para abono de faltas e outra que alterava a redação do recesso.

Na próxima rodada, prevista para o dia 25/2, devem ser discutidas as cláusulas preexistentes dos auxiliares de administração escolar.

Encerrada esta primeira fase, começa uma segunda etapa que envolve as reivindicações dos trabalhadores que ampliam direitos e cláusulas econômicas. Reajuste, PLR, regulamentação de planos de carreira, adicional de titulação, aumento da hora-atividade são alguns exemplos.

Sesi /Senai

A primeira rodada ocorrerá sexta-feira, dia 13. Cada uma das partes deve apresentar as cláusulas que podem ser renovadas sem alteração, de maneira a concentrar as discussões no que realmente importa.

Na última terça-feira, dia 10, os sindicatos estiveram reunidos em São Paulo para iniciar a unificação da pauta de reivindicações, a partir das deliberações das assemble