Filmes também são boas formas de lazer e reflexão histórica. Por isso, hoje vamos a eles!

O que é isso, companheiro?

Dirigido por Bruno Barreto

Com Alan Arkin, Fernanda Torres e Pedro Cardoso

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

Este é o maior sucesso entre os longas-metragens que tratam do período. Baseado no livro de Fernando Gabeira, concorreu ao Oscar de filme estrangeiro e é focado no episódio do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick.

Batismo de sangue

Dirigido por Helvécio Ratton

Com Caio Blat, Daniel de Oliveira e Cássio Gabus Mendes

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

Baseado no livro homônimo de Frei Betto, lançado em 1983, o filme aborda a ação dos dominicanos em apoio à Ação Libertadora Nacional (ALN) e a crueldade da tortura. Um dos frades, Tito, suicidou-se em decorrência dos maus tratos infligidos pelo delegado Sérgio Fleury.

Cabra marcado para morrer

Dirigido por Eduardo Coutinho

Com Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar e Tite de Lemos

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Brasil

O documentário sobre a vida da família do camponês João Pedro Teixeira, assassinado por capangas de latifundiários em 1962, foi interrompido com o golpe em 1964. Retomado em 1981, depois de Coutinho ter escondido os negativos da repressão, o longa é um símbolo dos anos de chumbo e da volta da democracia.

Pra frente, Brasil

Dirigido por Roberto Farias

Com Reginaldo Faria, Antônio Fagundes e Cláudio Marzo

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

Um dos primeiros longas-metragens sobre o tema, foi rodado ainda na ditadura, graças ao processo de abertura política. A trama de ficção retrata a repressão e o clima de euforia com a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México. O filme levou à demissão do então presidente da Embrafilme, Celso Amorim.

Fonte: CONTEE


Mais Lidas