A Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Paulo, com sede em Diadema, foram as únicas Instituições de Ensino Superior da região que obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos.

As Instituições estão entre as 25 do País que alcançaram índice 5 (nota vai de 1 a 5) em 2013.

O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União e leva em conta a média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino em três anos de análise.

Já a Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Fainc (Faculdades Integradas Coração de Jesus), as duas com sede em Santo André e a FIA (Faculdade de Interação Americana), de São Bernardo do Campo, estão entre as 44 instituições de ensino do Estado que tiveram desempenho abaixo do esperado.

Nestes casos, as Instituições poderão ser punidas pelo MEC (Ministério da Educação) com o impedimento de abertura de novos cursos.

Apenas quatro centros de Ensino Superior do Grande ABC alcançaram conceito 4. São elas: Fapan/Uniesp (SBC), Faculdade de Medicina do ABC (Santo André), Faculdade de tecnologia Termomecânica e Faculdade de Tecnologia Mauá.

Fonte: Diário Oficial da União.