Fundação Santo André e Universidade Metodista unidas pela falta de compromisso com os docentes

Dois grandes impasses estão preocupando as relações trabalhistas no Ensino Superior aqui no ABC: Fundação Santo André e Universidade Metodista. Em ambos os casos, as instituições atrasaram o pagamento de salários, férias, décimo terceiro e não depósito do Fundo de Garantia, além de multas determinadas pela justiça do trabalho em favor dos docentes, que não foram efetuadas, cabendo ainda recurso por parte das Universidades.

De acordo com o presidente do Sinpro ABC, José Jorge Maggio, o sindicato tem feito tudo o que está ao seu alcance em negociar com as Instituições, para que os valores que os professores e professoras têm a receber, sejam pagos. “Nos montamos duas comissões específicas com diretores do Sinpro e professores de cada universidade – FSA e Metodista, para negociar cada caso. Apesar de serem questões recorrentes nas duas instituições, estamos conquistando frutos em cada uma delas, para que o problema seja resolvido”, disse Maggio. Segundo ele, no caso da Metodista, por exemplo, os salários que estavam sendo pagos em atraso, já foram regularizados. “A direção da Metodista efetuou os pagamentos de janeiro e fevereiro e agora eles estão em dia. No entanto, estamos na expectativa para março e para o acerto da multa, determinada pela justiça do trabalho, devido ao pagamento em atraso das férias de 2015”, completa o presidente do sindicato.