Educação, direitos, cidadania: o trajeto desta Federação

25 sindicatos tem algo em comum em São Paulo: são integrantes de uma federação em que o principal interesse é a defesa integrada de professores e também de auxiliares de administração escolar na rede privada de ensino no Estado.

Essa é uma história que começou em 1988, no mesmo ano em que foi promulgada a Constituição Cidadã - que agora é atacada por uma onda reformista onde os principais alvos tem sido os trabalhadores, com a 'reforma' trabalhista, os mais idosos, com a derrotada reforma da Previdência, os educadores, os profissionais que dão apoio à atividade docente.

Em 30 anos negociamos convenções que resistiram ao teste do tempo, avançaram nas relações de trabalho e foram defendidas com resistência à aplicação da 'reforma' que deforma. Vimos a grande expansão do ensino superior privado no país, denunciamos a farra do Fies e vimos o avanço de grandes corporações, muitas delas multinacionais, sobre o ensino privado, transformando a educação em grande negócio, uma mercadoria.

Não temos cor partidária mas avançamos sempre decidindo por consenso, neste grupo engajado de sindicatos integrantes que tem como mote a resistência e a unidade.

Ao longo dos próximos meses, vamos contar esta história. Contribua com suas lembranças!

Mensagem do Sinpro ABC: https://youtu.be/Cw-Ft4i3rds

Mensagem do Sinpro Osasco: https://youtu.be/8Ea36oLNJKQ

Mensagem do Sinpro Campinas: https://youtu.be/xQ4eLSwCVlA

Mensagem do Sinpro Vales: https://youtu.be/Zz_rMblItog