Foram prorrogadas até 18 de dezembro as inscrições para os três cursos nacionais de formação sindical que o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), em convênio com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), vai realizar em janeiro de 2015. São eles o 7º Curso Nacional de Formação de Formadores, o 4º Curso Nacional de Gestão Sindical e o 3º Curso Nacional de Formação de Lideranças Sindicais.

O primeiro, com 30 vagas, é destinado à capacitação de sindicalistas e trabalhadores que já participaram de outro(s) curso(s) do CES e que se disponham a ministrar aulas para sindicalistas e ativistas sindicais. É necessário que os participantes sejam quadros com capacidade de coordenação de grupos, o que implica em domínio de conteúdo e capacidade de comunicação. Nesta edição, serão trabalhados temas de caráter pedagógico, desenvolvendo pressupostos metodológicos e didáticos, viabilizadores da prática docente, projeto político pedagógico e a experiência da formação sindical em Cuba.

Já o Curso Nacional de Gestão Sindical, com 35 vagas, destina-se a sindicalistas e ativistas sindicais que queiram aprofundar a compreensão sobre o funcionamento e organização das entidades sindicais. Entre os temas estão: o Tribunal Superior do Trabalho (TST); a previdência social e as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras; negociação coletiva; organização por local de trabalho; trabalho e saúde; conjuntura nacional e internacional.

Por sua vez, o 3º Curso Nacional de Formação de Lideranças Sindicais, também com 35 vagas, é voltado para funcionários, dirigentes, assessores e militantes sindicais que desejam aprofundar seus estudos. O objetivo é desenvolver disciplinas básicas como conjuntura internacional e nacional, método dialético e análise da realidade, a atualidade do movimento sindical brasileiro, concepção político-sindical da CTB, a classe trabalhadora e o Projeto Nacional de Desenvolvimento, a integração latino-americana e caribenha, políticas sobre a questão da terra, a liderança sindical (surgimento, papel e a importância da liderança para o movimento social).

Os cursos serão realizados simultaneamente entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2015, no El Shadai Park Hotel, na cidade de Cabreúva-SP, localizada a cerca de 90 quilômetros da capital paulista. O prazo para inscrições termina no próximo dia 28 de novembro. As informações sobre inscrições, valores e pagamento podem ser acessadas aqui.

Fonte: CONTEE