Em seu programa dominical (Fantástico), dia 14 de junho, a Rede Globo prestou mais um desserviço nacional. A reportagem focando o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, comandado pela família Mata Roma há mais de 50 (cinquenta) anos, contendo denúncias de desvio de mais de 100 milhões de reais e de familiares/funcionários com salários acima de 60 mil reais, procurou colocar numa vala rasa comum, todos os sindicatos e sindicalistas idôneos, como bandidos e usurpadores dos direitos da classe trabalhadora. Aliás, na apresentação da reportagem, a âncora do programa induziu os telespectadores a um pré-julgamento ao dizer: “ Vocês acham que o sindicato serve para defender os trabalhadores? Não é bem isso o que acontece…” Evidentemente entendemos também que dilapidação do patrimônio do sindicato é crime e, como tal, merece punição exemplar por parte das autoridades competentes. Não pactuamos com ações desonestas ou que interesses pessoais e particulares se sobreponham ao princípio maior, que é o de procurar soluções em conflitos trabalhistas e defender os interesses dos (das) trabalhadores (as) de sua categoria profissional por melhores salários e condições de trabalho.

No entanto, o que pode estar por trás de uma simples reportagem?

Para nós não há nenhuma dúvida: é mais uma tentativa de contaminar a opinião pública para que se posicione contra às organizações sociais, no caso, os sindicatos, apostando no retrocesso do País como forma de perpetuar este tipo de manipulação perversa e irresponsável, ultrapassando os limites do tolerável ou do espírito democrático da livre expressão.

Seja as Organizações Globo ou qualquer outro veículo de comunicação da grande imprensa, temos que dar “um basta’ neste tipo de orquestração que visa, única e exclusivamente, calar a voz dos representantes legais dos mais fragilizados na relação trabalhista, os (as) trabalhadores (as).

Diretoria do SINPRO-ABC