Deficiência física e mental deixa 140 mil alunos fora da sala de aula.

 

Cerca de 140 mil crianças e jovens, em todo o País, estão fora da escola devido à deficiência, transtornos de desenvolvimento, autismo e superdotação.

Este é o resultado de um levantamento feito na base de dados dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola e têm até 18 anos.

A coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento, avalia que houve avanços significativos na inclusão das pessoas com deficiência nas escolas. No entanto, diz que, para ampliar os resultados do trabalho e garantir as matrículas destes alunos, é preciso superar fatores como a falta de estrutura escolar e ampliar a qualificação dos professores, além de vencer a resistência das famílias, que muitas vezes temem que as crianças sofram abusos e preconceito.

Dados da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, obtidos a partir do Censo Escolar de 2013 apontam que apenas 6% dos professores que atuam na educação básica no País têm formação continuada específica em educação especial.

 

Fonte: Agência Brasil.