Exposição 30 anos de SINPRO ABC é inaugurada em São Caetano com lançamento de livros

A exposição “30 anos de SINPRO ABC”, que conta a história da Fundação do Sindicato dos Professores do ABC será inaugurada em São Caetano do Sul com o lançamento de dois livros de professores da base.

O evento acontece nesta sexta-feira, 18 de novembro, às 19 horas, com coquetel de abertura,  no Espaço Cultural – Casa de Vidro - Fundação Pró-Memória. Praça do Professor, s/nº (altura do nº 1.111 da Avenida Goiás) – Bairro Santa Paula.

A exposição foi montada pelo departamento de comunicação do SINPRO ABC com fotografias, em tamanho A3 (42X30), impressas em preto e branco e coloridas, compondo a história do sindicato desde a fundação, com o saudoso ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, até a atuação política e social do sindicato nos dias atuais.

A mostra foi inaugurada oficialmente no dia 11 de agosto de 2016 no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Depois seguiu para São Bernardo do Campo ficando exposta de 17 de outubro a 04 de novembro, na Câmara de Cultura e agora está em São Caetano do Sul até o dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h com entrada gratuita.

Lançamento dos livros

Durante a exposição serão lançados dois livros de professores da base.

“Educação sob ataque: resistência e luta dos professores no Paraná”, de Ricardo Gozzi,  é o resultado da cobertura jornalística que ele fez para a Rede Brasil Atual sobre os eventos que culminaram no que convencionou-se chamar de “Massacre de 29 de abril”, ou “Massacre de Curitiba”.

O massacre criou uma segunda data de luto e de luta para os professores e funcionários da rede pública estadual do Paraná. Os educadores compõem a maior categoria profissional a serviço do Estado. A primeira data, a saber, é o dia 30 de agosto de 1988, quando o governador era Álvaro Dias.

“Capanga! “, do professor Jorge Gonçalves de Oliveira. Uma história de super-heróis diferente. Segundo o roteirista Jorge de Barros a história é uma homenagem-crítica ao gênero: “queríamos brincar com os clichês e também mostrar as situações absurdas que podem surgir quando você muda o ponto de vista nesse tipo de narrativa” “Capanga!” é uma HQ em formato de livro, com 68 páginas, desenhos em preto e branco, com edição independente e trazendo uma história completa.

Dia 18/11/2016

Horário: 19h

Local: Casa de Vidro - Fundação Pró-Memória. Praça do Professor, s/nº (altura do nº 1.111 da Avenida Goiás) – Bairro Santa Paula – São Caetano do Sul.