Nesta segunda-feira, 15, travestis e transexuais que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão solicitar o uso do nome social pela internet até o dia 26 de junho. Para isso, basta acessar a página do exame e enviar os documentos solicitados.

Porém, só pode fazer o pedido quem fez a inscrição do Enem 2015. De acordo com a página do exame, a/o candidato que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher o formulário, assinar e mandar uma foto recentente e documento com foto.

A medida foi adotada oficialmente na aplicação do exame do ano passado e foi celebrado por ativistas e candidatos. Além disso, no dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e usar o banheiro de acordo com a sua identidade de gênero.

Essa medida do uso do nome social no Enem é uma das principais demandas do movimento de transexuais e travestis que são diariamente constrangidas/os. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.