Movimentos se organizam a favor de um Estado mais justo e solidário com o lançamento do Fórum dos Movimentos Sociais

Foi ao som de músicas, teatro, militantes bailando no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo (13/5), a CUT Nacional, CUT de São Paulo e mais de 50 entidades lançaram o Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo, na quadra dos Bancários, centro da capital. Aproximadamente 500 pessoas participaram do encontro que tem como proposta ter lançamentos regionais do Fórum no Estado.

O objetivo principal da iniciativa é a construção de bandeiras unitárias, como a organização de mobilizações. A negligência do governo paulista em temas como o da greve dos professores estaduais deste e de anos anteriores, que cobra educação pública de qualidade e valorização dos servidores, não pode ser aceita pelas entidades que integram o Fórum.

A criação do Fórum é o fortalecimento da unidade política e ideológica dos movimentos sociais em São Paulo, por meio de estudo e lutas, respeitando a autonomia de cada entidade e articulando os interesses comuns para intervenção com a sociedade.

No maior estado do país, não há uma política estadual que seja referência em todo o espectro das responsabilidades públicas. As organizações de esquerda que fazem parte do fórum priorizam, a partir de São Paulo, os temas nacionais em detrimento da construção de um projeto alternativo para o estado. “É urgente e necessário um projeto político para São Paulo, que se enraíze nos problemas e propostas do povo paulista e se nutra da vontade que esse povo tem de provocar as mudanças necessárias. Queremos o projeto popular para um Estado de São Paulo inclusivo, justo e solidário”, diz trecho da carta de lançamento do Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo.

Os temas a serem aprofundados no estudo e nas lutas do Fórum serão: Indústria e Emprego, Desenvolvimento Rural Sustentável e Reforma Agrária, Modelo Energético, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Políticas Públicas para Educação, Saúde, Segurança Pública, Transporte, Cultura, Mulheres, Racial, Direitos Humanos, LGBT, Saneamento e Recursos Hídricos e Democratização da Mídia.

Constantemente refinar a análise da conjuntura e estabelecer com mais profundidade um diagnóstico comum do estado, promover debates de propostas que acumulem para a elaboração de um Projeto Popular para São Paulo, definir bandeiras comuns de luta e disseminar textos elaborados pelo Fórum, a fim de informar a população, são outros objetivos da iniciativa.

O Fórum já inicia suas tarefas. A organização participará do “Seminário Direitos Humanos no Estado de São Paulo”, que acontecerá na Assembleia Legislativa no dia 19 de Junho. O Fórum também convida todos a somar no dia 29 deste mês no Dia Nacional de Mobilização de paralização rumo à greve geral organizado pela CUT e outras Centrais Sindicais.