Natural de Sobral, Ceará, Cid Gomes, 51 anos, é engenheiro civil. Ele governou o estado do Ceará nos últimos oito anos. Em 1990, assumiu o primeiro cargo público, quando foi eleito deputado estadual. Em 1996, foi eleito prefeito de Sobral e reeleito quatro anos depois. Naquele período, ganhou destaque na área educacional e criou o programa de alfabetização na idade certa, que serviu de base para a elaboração do Pacto Nacional de Alfabetização do governo federal.

O novo ministro assumiu o cargo com a responsabilidade de dar prioridade a compromissos estabelecidos pela presidenta da República, Dilma Rousseff, que no dia de sua posse anunciou o novo slogan de governo: Brasil, Pátria Educadora.

Entre as prioridades estabelecidas por Dilma estão a valorização dos professores, a ampliação da oferta de vagas em creches, ensino integral, reforma do ensino médio e fortalecimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com o novo ministro, o governo federal teve grande êxito, nos últimos 12 anos, ao tirar o Brasil do mapa da fome, ao promover a melhoria de vida de milhões de brasileiros. “Agora, o novo desafio é o da inclusão pelo saber. O conhecimento, a educação, é o caminho certeiro para o desenvolvimento humano”, disse.

Fonte: MEC

Atual ministro já lutou contra o piso salarial dos professores

Apesar de ter anunciado no último dia 06 de janeiro o reajuste de 13,01% no piso salarial nacional do magistério citando a constitucionalidade da medida, Cid Gomes em 2008, durante o primeiro mandato como governador do Ceará, considerou partes do texto que reajustava o salário dos professores, inconstitucionais e lutou na justiça para que elas fossem derrubadas. O então governador do Ceará, juntamente com os governadores do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso impetraram, em 2008, uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. Em 2011 o plenário do Supremo decidiu pelo indeferimento da ação e reconheceu o piso nacional para os professores do ensino básico.