A chegada à Brotas já impressiona! Da estrada, nas proximidades da Serra do Itaqueri, se avistam as paisagens do relevo das Cuestas Basálticas com mata em suas encostas, chapadas e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de Cerrado.

Ao chegar à cidade o portal dá as boas vindas. O turista fica bem informado no Ponto de Informações Turísticas, localizado em frente ao Parque dos Saltos (cartão postal da cidade).

No centro da cidade, a beleza natural do Parque dos Saltos se destaca. Lá passa o Rio Jacaré Pepira, que apresenta taxa de 89% de pureza em suas águas, quedas e corredeiras. Ainda no Parque dos Saltos, nos remetemos ao período do auge da cultura cafeeira. Brotas em 1911 produzia a própria energia elétrica e a antiga Casa das Máquinas, se encontra no interior do Parque, como testemunha da história.

Ainda na região central, podemos avistar os Casarões da Avenida Mário Pinotti, visitar os Museus do Café (Museu do Cotidiano) e do Calhambeque. Brotas tem cinema, teatro e casa de espetáculos. Terra do cantor Daniel, de artistas talentosos e atletas conceituados e tricampeões mundiais de Rafting.

O turismo vem se desenvolvendo há mais de duas décadas com crescimento econômico e sustentabilidade. Brotas está inserida no Programa Município Verde e Azul do Governo do Estado e foi elevada em 2014 à Estância Turística.

Muitos produtores rurais da agricultura familiar oferecem de maneira artesanal, licores, cachaças, mel, doces regionais e compotas variadas. No artesanato encontramos ainda bordados, artigos feitos em bambu e a grande novidade é um ateliê de cerâmica com apresentações da queima com a técnica no Raku.

Box/ Foto: Raku - técnica milenar que veio do Japão onde queimam rapidamente peças em cerâmica a 1000ºC. As peças saem incandescentes do forno e vão para uma caixa especial com serra (restos de madeiras) e queimam estas, gerando trincamento do verniz da peça. Desta forma são criados desenhos inéditos .

No Turismo Rural, encontramos algumas fazendas que abrem suas portas, servindo deliciosos lanches de tarde, levando o turista à interação com o campo, tirando leite de vaca, passeando de charrete e conhecendo o processo de fabricação de laticínios.

A beleza natural de Brotas tem grande destaque, muitas cachoeiras, nascente de água cristalina, além do Rio Jacaré com suas corredeiras e afluentes. O cenário é perfeito para a prática de Turismo de Aventura e Ecoturismo. É a maior variedade deste segmento no país! Rafting, bóia cross, canoismo, cachoeirismo, caminhada na natureza, escalada indoor, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, quadriciclo, passeios off road e muito mais!

A infraestrutura no destino é completa: restaurantes variados do caipira ao temático, mais de 40 meios de hospedagem, 8 operadoras de turismo de aventura e inúmeros sítios turísticos e atrativos. Dentre eles o mais moderno observatório e planetário da América Latina, pois o céu de Brotas é muito estrelado.

Serviço:

Brotas – 240km (SP) – Centro do Estado

Rodovias: Bandeirantes, Anhanguera e Washington Luiz.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 14 3653-5282

Fonte: Secretaria de Turismo de Brotas.