Dando continuidade ao mergulho nos livros e no pedaço da história brasileira que não devemos esquecer – para que jamais volte a acontecer –, hoje é dia de mais dicas de livros.

Você vai voltar pra mim e outros contos

Autor: B. Kucinski

Editora: Cosac Naify

Primeiro livro de contos do autor, “Você vai voltar pra mim e outros contos” traz 28 histórias curtas sobre ditadura militar e repressão. Foi publicado em conjunto com o relançamento de seu romance “K.”, e em função da efeméride dos cinquenta anos do golpe militar no Brasil.

1968: o ano que não terminou

Autor: Zuenir Ventura

Editora: Objetiva

O jornalista Zuenir Ventura consegue capturar o espírito da época e conduz o leitor para o contexto do ano fundamental para a história do Brasil e do mundo – ano no qual, em dezembro de 1968, foi decretado o AI-5. O livro traz de volta um período crucial da história brasileira e conta como transcorreu no país o ano que, por todo o mundo, iria se tornar lendário por conta de manifestações estudantis contra o sistema: sob a ditadura militar estabelecida em 1964 e sua repressão. Publicado originalmente em 1988, o livro aborda a conjuntura e os aspectos políticos, sociais e culturais de um ano que marcou a história.

Gracias a la vida – memórias de um militante

Autor: De Cid Benjamin

Editora: José Olympio

Este livro pode ser lido como uma antítese à obra de Fernando Gabeira, “O que é isso, companheiro?”, uma vez que ambos eram militantes do MR-8. Cid foi um dos mentores do sequestro do embaixador norte-americano, mas, diferentemente de Gabeira, sempre se posicionou à esquerda.

Almanaque 1964

Autora: Ana Maria Bahiana

Editora: Cia. das Letras

Leitura leve, em estilo almanaque pop. Em vez de armas e conspirações, a jornalista fala de Nara Leão, Bob Dylan, Glauber Rocha e Rolling Stones, entre outros artistas que deram o tom à vida cultural dos anos 1960.