Vislumbrando o ano que se inicia, o sindicato dos Professores do ABC divulga algumas orientações para que a categoria fique atenta quanto às atividades que serão realizadas em 2015.

Calendário Escolar

Já no mês de janeiro, os professores e professoras devem ficar atentos com relação à divulgação do Calendário Escolar por parte da Instituição. De acordo com a convenção coletiva do ensino básico, as ESCOLAS estão obrigadas a entregar aos PROFESSORES, até o início da segunda quinzena do ano letivo, o calendário escolar 2015, que deverá conter, obrigatoriamente, entre outras informações, a agenda das atividades extracurriculares e os períodos de férias coletivas e de recesso escolar.

Para este ano estão previstas quatro emendas de feriados (inclusas segunda-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas), todas no primeiro semestre.

Lembramos aos professores e professoras que Banco de Horas é ilegal, pois não está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.

O SINPRO ABC tem feito acordo com algumas escolas sobre a forma como pode ocorrer as compensações, no entanto, muito ainda precisa ser debatido.

Não aceite imposição por parte das Instituições, denuncie ao sindicato.

Irredutibilidade salarial

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho do ensino fundamental, é proibida a redução da remuneração mensal ou de carga horária, ressalvada a ocorrência as hipóteses previstas nesta Convenção nas cláusulas “Prioridade na atribuição de aulas” e “Demissão ou redução de aulas por supressão de turmas” ou quando ocorrer iniciativa expressa do PROFESSOR. Em qualquer hipótese, é obrigatória a concordância recíproca, firmada por escrito.

Campanha Salarial 2015

Os professores da educação básica têm seus direitos garantidos para este ano, já que a Convenção Coletiva foi assinada por dois anos (2014-2015) assegurando a reposição integral da inflação + 2% de aumento real.

Outro item muito importante garantido na negociação entre o SINPRO ABC e os patrões foi a participação nos lucros e resultados ou abono especial que em 2015 poderá chegar a 30%, sendo 24% para todos os professores e professoras + 6% para quem tiver até 6 faltas sem justificação no ano.

As escolas que deixarem de pagar a PLR ou o Abono Especial devem acrescentar 2,5% ao reajuste salarial.

Já os professores do sistema “S” (SESI – SENAI ) precisam estar mobilizados para manter os direitos adquiridos e avançar em novas conquistas, bem como os professores e professoras do ensino superior, pois neste ano estaremos em campanha salarial.

O SINPRO ABC vai consultar a categoria do ensino superior, através de pesquisas, sobre a pauta de reivindicações e sobre a primeira assembleia que deve ocorrer no dia 07 de fevereiro de 2015.

A participação da base na assembleia é fundamental para avançarmos nas conquistas do Ensino Superior.

Agendas 2015 para sócios

Lembramos que o SINPRO ABC continuará entregando a agenda do professor 2015 aos sócios. Se você ainda não recebeu a sua passe no sindicato para retirá-la.

SINPRO ABC – Rua Pirituba, 61 – Bairro Casa Branca – Santo André – Tel: 4994.0700

“Juntos somos mais fortes”

Fonte: Redação - SINPRO ABC