Um estudo realizado pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) aponta que no ano que vem de 10% a 12% dos alunos deverão sair da rede particular de ensino para a rede pública. De acordo com a pesquisa, o principal motivo é a crise econômica, já que os pais ou responsáveis pelos estudantes estão com dificuldades em pagar as mensalidades escolares.

O índice de inadimplência divulgado pela Serasa Experian, em outubro, aumentou em 22,6% entre os alunos de instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior. Os dados são comparativos entre o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2014. Considerando apenas as escolas de ensino fundamental e médio, a inadimplência aumentou 27,2% nos primeiros seis meses de 2015.

As escolas particulares concentram 9,1 milhões de matrículas, que equivalem a pouco mais de 18% das 49,8 milhões de matrículas na educação básica, segundo o último Censo Escolar, de 2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).