SINPRO ABC esclarece quanto às negociações com o Colégio Fênix

Foi realizada no dia 03/02/17 (sexta-feira) uma reunião entre a diretoria do Sindicato dos Professores do ABC e representantes do Colégio Fênix para resolver, de modo efetivo, a homologação dos 19 professores demitidos da Instituição de Ensino no final do ano passado. Participaram do encontro os diretores do SINPRO ABC, José Jorge Maggio, Edilene Arjoni Moda, Aloísio Alves da Silva e a advogada do sindicato, Leonida Rosa da Silva. Representando o Grupo Fênix de Educação estavam presentes: Hermínio Seabra Marques Loureiro Junior, Caio Ricardo Contro e o advogado Humberto Miletti.

Na reunião, os representantes do Colégio Fênix reclamaram da atividade realizada pelo sindicato no dia 30/01/17 informando sobre o desrespeito da direção da Escola não pagando os direitos trabalhistas. Citamos o não pagamento do vale alimentação, férias, direitos rescisórios e não recolhimento do FGTS, o que inviabilizou, até o momento, a homologação dos 19 professores demitidos em dezembro de 2016.

No entanto, a direção do SINPRO ABC lembra que, em 22 de dezembro do ano passado, houve uma mesa redonda (reunião de entendimento) na Delegacia Regional do Trabalho entre a direção do Fênix e o sindicato, quando os representantes da Escola se comprometeram em pagar os direitos trabalhistas aos professores demitidos, para que as homologações fossem realizadas, o que não foi cumprido pela Instituição de Ensino. Ainda nesta mesa redonda ficou acordado um novo encontro (25/01/17) entre a direção do Colégio e o Sindicato para continuar as negociações sobre as outras pendências trabalhistas. Lembramos que a reunião não aconteceu, pois os representantes da Escola não compareceram ao encontro.

Na última quinta-feira (02/02) a diretoria do SINPRO ABC foi surpreendida com uma nota de esclarecimento do Grupo Fênix de Educação, responsabilizando o sindicato por medidas unilaterais e de forma deturpada, através do seguinte texto: “Entendemos que qualquer desacordo que possa surgir, deve ser tratado nos órgãos competentes e não de forma deturpada e unilateral”.

O SINPRO ABC lembra, que todas as medidas cabíveis e necessárias foram tomadas por parte do sindicato em defesa dos direitos dos professores e professoras, como reuniões de negociação e mesa redonda na DRT para acordar os pagamentos devidos pela Instituição. No entanto, a direção do Grupo Fênix de Educação não cumpriu nada do que foi assumido perante o sindicato, os trabalhadores e os órgãos competentes, responsáveis pelo cumprimento dos direitos trabalhistas.

Em defesa da categoria e dos 19 professores demitidos, a direção do Sindicato dos Professores do ABC exige que os direitos previstos em lei (CLT) e na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sejam cumpridos. Reivindicamos o pagamento das verbas rescisórias para que as homologações sejam agendadas e a criação de um cronograma de regularização das pendências do FGTS/INSS.

Direção do Sindicato dos Professores do ABC