Sindicatos convocam professores do Sesi: 

Os professores do SESI estão sendo comunicados para uma novidade na matriz curricular programada para 2017: o ensino pelos chamados “Eixos integradores” nos currículos do Ensino Fundamental e Médio. Para debater a mudança, que pretende integrar conhecimentos de forma interdisciplinar, os sindicatos de Osasco, ABC e Sinpaae Ribeirão Preto organizaram encontros regionais neste sábado (24/9). Já o SINPRO ABC discutirá o tema no segundo sábado de outubro (8/10).

Na nova proposta, as disciplinas tradicionais serão integradas em áreas de conhecimento. “Linguagens” irá abarcar, por exemplo, língua portuguesa, arte, educação física e língua estrangeira moderna no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, de forma similar, “Ciências Humanas” irá reunir história, geografia, Sociologia e Filosofia, Ciências da Natureza, Biologia, Química e Física. Um cronograma de atividades já foi divulgado, mas ainda há muitas dúvidas a respeito da aplicação desses novos projetos e qual será o papel do docente no Eixo?. O que muda no cotidiano do professor? Essa mudança visa a melhora da qualidade do ensino?

“Diversos especialistas aprovam e incentivam a integração. As discussões sobre eleição de currículo por parte dos alunos só aumentam. O Sesi estará na vanguarda em 2017 ao adotar os eixos, será a primeira escola. No entanto, a minha preocupação gira em torno da preparação dos professores para isso. Hoje, trabalhamos por disciplina – e não área. Trata-se de um processo de formação. No encontro de sábado, falaremos sobre isso”, diz Onassis Xavier, presidente do Sinpro Osasco e diretor da Fepesp. O “Encontro de Professores do Sesi” também terá como assuntos a atribuição de aulas de 2017 e o assédio moral.

As mudanças na matriz curricular propostas pelo Sesi precisam ser discutidas pela categoria. O evento é aberto tanto para sindicalizados como não sindicalizados e professores de outras bases também estão convidados para participar. Outros sindicatos integrantes da Fepesp também estão organizando futuros encontros.

Com FEPESP

 

encontro professores sesi 2016 web