A Fepesp realizou dia 12/12, em São José do Rio Preto, o 1º Encontro de Auxiliares de Administração Escolar.

O evento serviu para dar início do planejamento da campanha salarial de 2015 no ensino superior e contou com a participação de representantes dos oito sindicatos da Fepesp que representam os trabalhadores não docentes da rede privada em SP.

A discussão foi dividida em dois blocos: a análise da atual Convenção Coletiva e a organização da Campanha Salarial. Na primeira parte, foi apresentado um estudo comparativo das diferentes convenções coletivas em São Paulo. Vale lembrar que em 2015 todas as cláusulas da Convenção estarão em discussão na mesa de negociações.

Os dirigentes reafirmaram a importância de manter as cláusulas atuais, com alterações pontuais que se fizerem necessárias. Daí a importância da discussão sobre as cláusulas preexistentes.

Também foram indicadas algumas cláusulas existentes em convenções de outros estados e que poderiam ser incluídas como propostas para as negociações.

Mobilização

Os representantes dos sindicatos reconhecem que será preciso avançar na luta pelas melhorias das condições de trabalho e de aumento do poder aquisitivo. E esse avanço depende de uma maior organização política da categoria.

Por isso, a segunda parte do encontro discutiu as alternativas de mobilização para a campanha salarial. A exemplo do que ocorreu em 2014 na educação básica, os dirigentes aprovaram a realização de uma consulta direta aos auxiliares de administração escolar do ensino superior para definir as reivindicações prioritárias.

Os sindicatos esperam que a consulta possa de servir também como estratégia de organização da categoria, uma vez que estimularia a discussão sobre as condições de trabalho e de salários dos auxiliares de administração escolar.

Rio Preto

O 1º Encontro dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo foi realizado pela Fepesp, por iniciativa da Secretaria para Assuntos Relacionados aos Auxiliares de Administração Escolar.

A escolha da cidade de São José do Rio Preto teve uma importância simbólica: o ingresso recente do Saae Rio Preto e Região na Fepesp. Foi o primeiro sindicato que representa exclusivamente os auxiliares de administração escolar a entrar para a Federação.

Na maior parte de sua existência, a Fepesp foi uma entidade formada exclusivamente por sindicatos de professores. Nos últimos anos, passou a ser integrada por entidades que representavam simultaneamente professores e trabalhadores não docentes.

A entrada do Saae Rio Preto inaugura uma nova fase para a organização política de todos os trabalhadores em educação na rede privada.

Fonte: Fepesp