Previna-se contra o câncer de próstata

Atenção homens !

Depois do Outubro Rosa, quando se chama a atenção para o câncer de mama, começa o Novembro Azul, onde destacamos sua conscientização para o câncer de próstata e da importância da prevenção e diagnóstico precoce.

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras, incluindo o machismo e a vergonha. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

O diagnóstico precoce garante a cura, mas, ao contrário das mulheres, o fato de os homens não procurarem o médico com regularidade e resistirem ao exame de toque complica o combate a o tratamento à doença.

Além de idade avançada e do excesso de peso, fatores como histórico familiar, sedentarismo e dieta rica em gorduras e açúcares são outros fatores que contribuem para o surgimento do câncer. Por isso, é fundamental manter um estilo de vida saudável e fazer check-up da próstata a partir dos 50 anos. Caso o homem tenha histórico familiar, os exames devem ser iniciados dez anos mais cedo.

Não deixe o machismo e a vergonha colocarem sua vida em risco. Previna-se!

Fonte: SINPRO ABC - CONTEE