Representantes da comitiva do Plebiscito são barrados em Brasília, mas entregam o documento ao presidente da Câmara

Depois de serem barrados no Congresso Nacional, nesta terça-feira,  os representantes dos movimentos que compõem a comitiva do plebiscito da Reforma Política conseguiram furar o cerca e entregar o documento com o resultado da votação para o presidente da casa, deputado Henrique Alves.

O encontro aconteceu num dos auditórios do Congresso em uma audiência fechada com cerca de 150 pessoas.

O presidente da casa assumiu o compromisso de organizar uma reunião após as eleições entre o colégio de líderes dos 22 partidos e a organização da campanha para que apresente a proposta formalmente.

A reunião contou também com os deputados Ságuas Moraes (PT-MT), Padre João (PT-MG), Paulo Teixeira, Paulo Rubem (PDT-PE) e Afonso Florence (PT-BA), Renato Simões (PT-SP), Fernando Ferro (PT-PE), Vicente Candido (PT-SP), Amauri Teixeira (PT-BA), Elvino Bohn Gass (PT-RS), Janete Pietá (PT-SP), Luiz Erundina (PSB-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP) e Paulo Rubem (PDT-PE)

Paralelo a este encontro, os movimentos se dividiram para coletar assinaturas dos  deputados federais para o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), de autoria de Simões e Erundina, que convoca o plebiscito oficial. Para que vá ao plenário são necessárias assinaturas de 172 deputados, o equivalente a um terço da Câmara, e 144 já foram recolhidas.

Além do Legislativo e de ouvir da presidenta Dilma que irá empenhar-se para aprovar o plebiscito num eventual segundo mandato, as organizações da campanha também entregaram o resultado da votação ao secretário-geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Manoel Carlos Neto, que se comprometeu a entregar ao presidente Ricardo Lewandowiski.

Fonte: CUT