Carta aos pais e mães de alunos

As professoras e professores de seus filhos estão se mobilizando por condições justas de trabalho, que façam jus ao alto preço da mensalidade cobrada pelas escolas e pela qualidade da educação que nossos jovens merecem receber.

Os donos de escolas, por sua vez, dão as costas para você e para seus professores e, ao invés de discutir e negociar, espalham mentiras e inverdades sobre a nossa pretensão.

Atravessamos um período difícil da vida nacional. Quem vive de salário - e que ainda tem emprego - enfrenta aceleradas perdas em seu poder aquisitivo. Vocês sentem e nós professores sentimos essa dura realidade. Seja pelo entreguismo do governo, que dilapida o patrimônio nacional e provoca convulsão nas cidades, seja pela 'reforma' trabalhista que gera insegurança e precariedade a quem depende de salário, não nos resta outra saída diante de um sindicato de escolas intransigente que se recusa a negociar com seus professores e auxiliares de administração escolar.

É mentira do Sieeesp - o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo - que os professores não querem negociar. De janeiro a março fomos assíduos na mesa de negociações, até que em 27 de março os donos de escola abandonaram a discussão.

O Tribunal Regional do Trabalho apresentou duas propostas de conciliação, em 23 de março e 17 de maio. As duas propostas conciliadoras foram ignoradas pelo sindicato dos donos de escola. Agora, temos que nos manifestar.

Não há radicalismo algum no comportamento dos professores. Não há qualquer reivindicação exagerada - nossa pretensão é a manutenção de uma convenção coletiva que vem sendo aprimorada há vinte anos. Há a disposição de negociar e de garantir a valorização de professores e funcionários. Como seus filhos merecem.

Fepesp – Federação dos Professores do Estado de São Paulo.

Sinpro ABC ● Sinpro Araçatuba e Birigui ● Sinpro Bauru ● Sinpro Campinas ● Sinteee Franca

Sinpro Guapira ● Sinpro Guarulhos ● Sinpro Jacareí ● Sinpro Jaú ● Sinpro Jundiaí ● Sintee Lins

Sinpro Osasco ● Sintraensino Ourinhos ● Sintee Presidente Prudente ● Sinpaae Ribeirão Preto

Saae Rio Preto ● Sinpro Santos ● Sinpro São Carlos ● Sinpro S. José do Rio Preto ● Sinpro São