Na assembleia do último dia 23, realizada na sede do Sinpro ABC, as professoras e professores da rede particular de ensino decidiram intensificar as mobilizações nas escolas, apurar denúncias de abusos contra os docentes, praticados pelos patrões, e decretaram estado de greve. Mas o que significa estado de greve?

Estado de greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores, alertando aos governantes e patrões que a qualquer momento, a categoria poderá deflagrar uma greve.

Nossa luta é justa e deve beneficiar toda a categoria, portanto, é importante que você junte-se a nós, nas atividades que estão sendo realizadas pelo sindicato. Para intensificar a luta dos professores e professoras na manutenção de nosso acordo coletivo é necessária sua participação efetiva. O primeiro passo é ter conhecimento de como está a situação.

• 21/22/23/05 – Sinpro ABC faz panfletagem no trânsito para chamar a atenção da população sobre a situação dos professores. Na segunda-feira (21), 17h no centro de Santo André. Terça-feira (22) 7h, em São Bernardo do Campo. Quarta-feira (23) 7h, em São Caetano do Sul.Uma nova assembleia foi realizada na quarta-feira (23/05) às 14h, na sede do Sinpro ABC (rua Pirituba, 61 – Santo André), para encaminhar os rumos do movimento e uma possível greve.
  • 23/05 - Assembleia do Sinpro ABC decide Estado de Greve, denúncia e mobilização. Essas foram as decisões dos professores e professoras do Ensino Básico na assembleia realizada pela categoria na sede do Sinpro ABC.
  • 23/05 - Patrões não querem negociar!

Mais uma vez sindicato patronal se recusa negociar. O sindicato das escolas particulares recusou a proposta de conciliação feita pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na audiência de 17/05 e insiste na eliminação de direitos da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores. Agora quem vai decidir é a justiça. A intransigência e a arrogância do Sieeesp instala clima de insegurança nas escolas e estimula a via perigosa do confronto.

• 23/05 - Cerca de cinco mil professores da rede particular de ensino realizaram uma grande passeata na avenida paulista. A mobilização ocorre num momento crucial da Campanha Salarial 2018, quando mais uma vez os mantenedores das escolas se negaram a negociar. O movimento foi organizado pela Fepesp com a participação dos 25 sindicatos filiados à Instituição, entre ele, o Sinpro ABC.
  • Dia 24/05 – Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os representantes dos donos de escolas foram convocados pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de São Paulo a dar explicações sobre suas pretensões de retirada de direitos dos professores da rede particular de ensino.
  • Dia 24/05 – A pressão dos professores pode estar surtindo resultado. Na tarde desta quinta-feira, 24, representantes do sindicato patronal (Sieeesp) acenaram com a possibilidade de retomada das negociações. A informação foi dada pelo professor Celso Napolitano durante a audiência pública da campanha salarial realizada na Assembleia Legislativa.
  • Dia 30/05 - Reforce a assembleia no sindicato –14h. Na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, vamos nos reunir novamente em assembleia para discutir os rumos do nosso movimento sobre a Campanha Salarial 2018. Estamos em estado de greve para manter nossa Convenção Coletiva e fazer com que nossos direitos sejam respeitados.