Mulheres fazem ato no dia 08 na Paulista

Dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, diversos movimentos feministas ligados aos sindicatos e à CUT se reúnem às 16h, na Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso. Às 18h, as mulheres sairão em passeata pela Avenida Paulista para dizer não à reforma da Previdência e em defesa da democracia e soberania.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Professores do ABC, Edilene Arjoni Moda, as mulheres estão sofrendo duramente as consequências do golpe do impeachment arquitetado pela direita e pela mídia, incluindo a reforma trabalhista, aprovada em novembro do ano passado. “A reforma trabalhista foi um retrocesso inestimável, de modo particular às mulheres, no caso as grávidas e lactantes que agora trabalham em locais insalubres. Isso sem falar no aumento do desemprego, já que muitos patrões, principalmente em nossa categoria, os professores e professoras, demitiram, para contratar novos funcionários com salários menores e com direitos reduzidos”, alerta Edilene.

A vice-presidente do Sinpro ABC, destaca a importância das professoras, maioria na categoria, participarem ativamente do sindicato para atuar em decisões importantes na base. “Nós temos que ser atuantes, ainda mais que somos a maioria na educação. É preciso que as professoras participem do Sindicato, apoiem nossas decisões, já que o sindicato é quem vai lutar pelo coletivo, além de manter e ampliar os direitos conquistados pelos professores ao longo desses 30 anos de atuação”, conclui Edilene Arjoni Moda.

Confira atividades da Jornada das Mulheres em Defesa da Democracia e dos Direitos aqui no ABC

Trabalhadoras de diversas categorias da CUT irão promover por todo o estado de São Paulo uma agenda de lutas para denunciar os retrocessos que as mulheres têm enfrentando nos últimos anos. O ato de lançamento da Jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e dos Direitos ocorreu no dia 24/02, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Para a Jornada, está programada uma caravana que irá percorrer a capital e cidades da Grande São Paulo e interior, com rodas de conversas, seminários, formações e atividades culturais para alertar as mulheres sobre os direitos perdidos desde que Michel Temer (MDB) tomou a Presidência por meio de um golpe. As ações seguem até 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, passando pelo tradicional ato unificado do 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres.

DIA 6/03 - Santo André

Formação: Os Desafios do Movimento Sindical no Combate ao Assédio Moral e Assédio Sexual Das 9h30 às 12h30 - Local: Sindicato dos Químicos do ABC – Rua Senador Flaquer, 813, Centro – Santo André - Informações: (11) 4433-5800.

DIA 9/03 - São Bernardo do Campo - Atividade das Mulheres Metalúrgicas do ABC

Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - Rua João Basso, 231

Santo André

Até 28/11

17º Curso – Promotoras Legais Populares (Atividade faz parte da agenda do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Santo André) – De 28/02 a 28/11 - Das 18h30 às 20h50.