SINPRO ABC mobiliza Câmara em defesa dos docentes da Fundação Santo André

Em reunião com professores e professoras da Fundação Santo André (20/02), o sindicato dos professores do ABC esclareceu dúvidas e avaliou, juntamente com a categoria, a atual situação vivenciada pelos docentes e funcionários da FSA.

De acordo com a direção do sindicato, o Sinpro continuará com as ações judiciais, bem como, com as mobilizações e reuniões no processo de negociação juntamente com a categoria, a reitoria e a prefeitura de Santo André.

Segundo Marcelo Buzetto, diretor do sindicato e docente da Fundação, é preocupante o clima de incerteza que impera na FSA. Segundo ele, Paulinho Serra deve se pronunciar o quanto antes. “Defendemos que o prefeito deva indicar imediatamente o novo reitor, respeitando as regras do processo eleitoral. Houve questionamento, por parte dos docentes, da falta de compromisso do atual prefeito e de administrações anteriores em relação à FSA”.

Buzetto chama atenção também para a falta de repasse de verbas. “A prefeitura não envia a subvenção municipal desde 2004 e a dívida com a FSA, segundo cálculo feito por docentes, chega a aproximadamente 27 milhões. A PMSA também cortou 500 bolsas de 200,00 para munícipes de Santo André. O sindicato defende que a Câmara Municipal aumente para 1500 bolsas de 400,00, pois essa ação poderia ajudar a criar condições para a manutenção de turmas e, consequentemente, do emprego docente na FSA”.

Audiência Pública proposta para o dia 08 de Março

O Sinpro ABC organizou uma mobilização na Câmara Municipal de Santo André no dia 22/02. O presidente do sindicato, José Jorge Maggio, e o diretor Marcelo Buzetto denunciaram na tribuna livre a situação de atrasos constantes de salários e o silêncio do prefeito em relação à indicação do novo reitor da Instituição.

O resultado dessa ação do sindicato foi a elaboração, pela bancada do Partido dos Trabalhadores, de proposta de Audiência Pública sobre a FSA, com presença da reitoria, Sinpro ABC, e sociedade civil no dia 08/03, às 17h00, na Câmara Municipal de Santo André.

Entre os dias 26/02 e 02/03 a direção do sindicato já tem uma série de reuniões agendadas com vereadores, deputados estaduais e federais e reitoria da FSA. Essas atividades são parte desse processo permanente de mobilização organizado pelo sindicato.

Entre os dias 02 e 08/03 será realizada uma campanha de mobilização da sociedade para garantir ampla participação popular na Audiência Pública.

O presidente do Sinpro, josé Jorge Maggio, dá um alerta aos docentes da Fundação Santo André. “Professores e professoras, cuidado com informações equivocadas, que visam dividir a nossa categoria e a nossa luta. O Sinpro ABC não concorda com redução de salários e de direitos como forma de solucionar os graves problemas da FSA. Defendemos outros caminhos. Estamos à disposição para construir soluções e exigimos que nenhuma medida precipitada e autoritária seja tomada pela reitoria ou pela prefeitura. Estamos em estado de alerta e vigilantes na defesa dos nossos direitos”, conclui Maggio.