Preparando as manifestações para 10 de novembro

Sindicalistas de várias categorias estão se organizando e movimentado para realizar grandes manifestações, em todo o país, no dia 10 de novembro, véspera do início de vigência da antirreforma trabalhista, que liquida com os direitos dos assalariados brasileiros. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou um calendário de lutas e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) anunciou a realização de “greves, assembleias, paralisações e manifestações”.

A Contee aprovou, no Conselho Sindical (Consind), encerrado em 1° de outubro, a participação no protesto, conclamando “à participação de todos os trabalhadores no Dia Nacional de Protesto e Paralisação, dia 10 de novembro, véspera da data em que passará a vigorar a reforma trabalhista, que liquida direitos dos trabalhadores e enfraquece suas organizações”.

Por sua vez, na assembleia realizada pela categoria filiada ao Sindicato dos Professores do ABC (Sinpro), no dia 20 de outubro, os docentes também reafirmaram a indicação do Sinpro de participação nas manifestação.

Calendário de lutas da CUT

Em resolução, a CUT apontou que a luta contra Reforma Trabalhista e enfrentamento à ilegítimo Temer continuam. Dará continuidade à coleta nacional de assinaturas a favor do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) visando a anulação da antirreforma trabalhista. Além disso, mobilizará suas bases e ampliará o diálogo com os trabalhadores para resistir à implementação das medidas no local de trabalho. A CUT definiu ampliar a mobilização contra a aprovação da antirreforma da Previdência, sob o mote “se botar para votar, o Brasil vai parar!”, contra as privatizações e contra a Emenda Constitucional 95 (teto dos gastos). Eis o calendário:

Até dia 27 de outubro: potencializar a coleta de assinaturas a favor do PLIP para anular a antirreforma trabalhista.

Dia 27 de outubro: Dia Nacional de Coleta de assinaturas a favor do PLIP.

Dia 8 de novembro: entrega e apuração das assinaturas colhidas a favor do PLIP.

Dia 10 de  novembro: Dia Nacional de Paralisação contra as antirreformas do governo golpista.

De 16 a 18 de novembro – Jornada Continental pela Democracia  e contra o Neoliberalismo – Montivideu (que terá a participação da Contee).

Em São Paulo, as centrais sindicais irão organizar uma Grande Marcha da Classe Trabalhadora em Defesa dos Direitos, da Soberania e da Democracia. A concentração, no dia 10, será às 9h, na Praça da Sé.