Governo corta verba de Universidades Federais

Dados do Ministério da Educação (MEC), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, apontam que 44 das 64 universidades federais do país tiveram seu orçamento afetados por cortes na verba na comparação com o primeiro semestre de 2016.

O ranking das dez universidades com os contingenciamentos mais expressivos inclui grandes universidades, como a Unifesp (5ª colocada), UFRJ (8º lugar) e UFPE (7º lugar). Em dez dessas universidades, o corte neste ano superou os 20% da verba repassada às universidades ao longo dos seis primeiros meses de 2016.

Cortes de verba

Universidade Federal do Pará - 34%

Fundação Universidade Federal de Pelotas - 33%

Fundação Universidade Federal do ABC - 31%

Universidade Federal de Lavras - 27%

Universidade Federal de São Paulo - 25%

Universidade Federal de Pernambuco - 23%

Universidade Federal do Rio de Janeiro - 22%

Fundação Universidade de Brasília - 22%

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 20%

Universidade Federal do Rio Grande - 20%

Os dados mostram que houve redução nos repasses feitos no primeiro semestre de 2017 em comparação com os períodos anteriores. Em relação ao ano passado, o total de verbas repassado para as universidades foi R$ 249 milhões menor.