As negociações da Campanha Salarial 2017 dos professores e professoras na Educação Superior privada tiveram um avanço significativo. Na rodada do dia 10/04, a comissão de negociação obteve o compromisso dos representantes do sindicato patronal pela assinatura de um acordo de dois anos – até fevereiro de 2019!

O acordo de dois anos é bandeira principal da categoria nesta campanha. É um seguro antirreformas trabalhistas: venha o que vier, mesmo com a turbulência política e econômica no país, teremos nossas principais cláusulas garantidas.

Esse compromisso não veio de mãos beijadas. Como todos sabem, antecipamos nossa campanha este ano, já na primeira assembleia da categoria, em novembro, chamamos o setor patronal às negociações ainda em dezembro. De lá para cá tivemos várias, longas sessões de negociação, quando os representantes das Instituições de ensino inovaram, apresentando sua própria pauta de reivindicações: reivindicações de cortes de direitos e pedindo um acordo ‘flexível’. Respondemos que ‘acordo flexível’ não é acordo e insistimos, com movimentação nas escolas e reuniões no sindicato. Em nossa última assembleia, em 25 de março, os professores e auxiliares rejeitaram essa ideia, rejeitaram a proposta patronal e indicaram a possibilidade de greve.

Essa movimentação deu resultado. Mas a campanha ainda não terminou. Existem ainda vários itens em discussão. Insistimos no piso reajuste com aumento real de salários no segundo ano do acordo. Há itens de negociação que poderão permanecer no primeiro ano do acordo, para negociação no segundo (como contribuição assistencial, custos do plano de saúde, vagas disponíveis em bolsas de cursos regulados e indenização adicional de docentes com mais de 50 anos).

Por isso, atenção: nossa mobilização continua.

Fique atento aos avisos do sindicato.